quinta-feira, 9 de abril de 2015

Senta que lá vem resenha: Do autor David Walliams, O Menino de Vestido



A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas – ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz – jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário. 
Dennis é um garoto comum, mas que esconde uma grande tristeza: depois que sua mãe abandonou a ele, seu pai e seu irmão, seu pai tornou-se uma pessoa fechada e depressiva, totalmente inacessível para os filhos, que, apesar de tudo, se esforçam para manter uma espécie de relacionamento familiar entre si. Ele tem apenas 12 anos, é amante de futebol e seu melhor amigo – que é indiano, eu acho – se chama Darvesh e tem a mãe mais estranha/legal. E um dia a vida dele muda.
Existe uma banca de jornal perto da casa de Dennis e, ao passar por lá, ele vê uma Vogue (uma revista de moda) e em sua capa está uma garota muito bonita com um vestido amarelo florido, como o que a mãe do garoto usa na única foto que ele possui dela. Num impulso, ele resolve comprar a revista e leva para casa como se fosse um tesouro, folheando sempre e se apaixonando pelos modelitos e aprendendo um pouco sobre moda. Naquele momento, ele descobriu uma paixão que nem ele sabia que tinha, porém, ele passa por várias dúvidas, afinal, vivendo em uma casa em que chorar, abraços e qualquer coisa considerada “melosa” era estritamente proibido, era natural que ele ficasse confuso sobre as coisas que ele gostava tão profundamente, mas não fazia parte do universo considerado como masculino. E piora depois que seu pai descobre a sua revista e a joga no lixo, e seu irmão mais velho fica zoando com ele. Dennis se sente péssimo, sem entender exatamente o que havia feito de errado.
Porém, seu amor pela moda só aumenta ao conhecer Lisa, a garota mais popular do colégio, dois anos mais velha e extremamente linda e estilosa, que sonha em ser estilista. Lisa percebe o amor recém-descoberto de Dennis pela moda e o estimula, chamando-o para a sua casa e dividindo suas revistas e seu conhecimento com o menino. E então um dia, divide também os seus vestidos.
A partir da primeira vez que Dennis põe um vestido a história se desenrola de um jeito curioso. As dúvidas, os medos, as angústias de um jovem rapaz que não tinha ninguém a quem recorrer, e que timidamente consulta seu melhor sobre sua amizade e sobre ser diferente. O amor juvenil por Lisa, a liberdade de ser quem ele quer ser e não ser julgado, mas o medo de isso nunca acontecer. O autor trata de maneira simplista todos os medos  e confusões do rapaz.
A capa é muito bonitinha e o livro é recheado com ilustrações. A leitura é gostosa e como ele é curtinho, você lê rapidinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário